Design Systems – EDIT. – Disruptive Digital Education

Design Systems

Artigo

“(…) como seria implementar um design system [num projeto com alguns anos] que reduzisse horas de desenho, implementação e reduzisse erros e inconsistências?” Os design systems apresentam inúmeras vantagens e Catarina Garcia, UI/UX Designer e tutora da EDIT. Porto, apresenta-as neste artigo, ao mesmo tempo que descreve a evolução da sua relevância.

Os últimos anos foram particularmente exigentes na indústria tecnológica, principalmente para as equipas de design dentro das ITs. As equipas de design de produto de digital estão a braços com um conjunto de novos desafios que vão muito além de desenhar o site, a aplicação ou a webapp.

As equipas cresceram, e cada parte da equipa está dedicada a uma parte do produto, para múltiplas plataformas (web, mobile, iOS, android, smartwatches, ….). A isso acresce a dificuldade destas equipas estarem distribuídas por vários países, com diferentes fusos horários.

Assim, é necessário rever os processos e considerar como é que estas equipas conseguem pensar UIs consistentes em todas as plataformas. É aqui que uma metodologia de trabalho baseada em design systems traz unidade às equipas em torno de uma mesma linguagem visual, dotando estas equipas de ferramentas e metodologias para responderem rapidamente e de forma consistente com o trabalho já desenvolvido.

E com isto, o que são design systems?

É uma coleção de componentes reutilizáveis, com a mesma linguagem visual, que podem ser utilizados juntos para construir qualquer ecrã dentro de um universo de uma aplicação.

Quais são as vantagens?

Bem, inúmeras:

Acelera o processo de design

Cria pontes entre as equipas que trabalham em conjunto para dar vida aos produtos

Reduz inconsistências

– Permite que membros da equipa com diferentes papeis tenham o mesmo entendimento do projecto

– Ajuda a receber novos membros no projecto

Reúne todos os elementos visuais na mesma plataforma

Conceber um design system para uma equipa é um profundo desafio, que implica o envolvimento de designers, frontend developers, marketeers e todos aqueles cujas funções passam pela UI. E cada equipa tem necessidades diferentes, onde as plataformas e a organização dos elementos pode responder de forma muito distinta.

Agora, mesmo num projecto que já tenha alguns anos, como seria implementar um design system que reduzisse horas de desenho, implementação e reduzisse erros e inconsistências?


Partilhar:

    Fale conosco

    Interesses

      Subscrever Newsletter

      Interesses